domingo, 23 de setembro de 2007

Frida e a Chuva.





Estes mares não estão para peixes... ou estes dias não estão para banheiros! Minhas leituras de banheiro, logo após iniciado este Blog, estão escassas. Este espaço só me tem servido para tomar banho e escovar os dentes, por vezes, também, para apertar alguma acne incomodativa. Atividades que tornam um pouco dificil o ato da leitura, embora sejam ótimos exercícios meditativos e filosófico. Quem já não encontrou uma aparente solução para um problema vital durante o banho? Essa experiência transcedental me aconteceu hoje mesmo.



Enquanto chovia lá fora, uma chuva torrencial. eu tomava banho, um banho bem demorado (estou tentando diminuir a duração do banho). e comecei a pensar nos sofrimentos diários e contínuos da minha vida... pensei no grupo de pré-adolescentes que atendo todas as quartas-feiras... uma gurizada muito esperta, divertidissimos, mas que não param um segundo sequer. eles pisam em cima de mim. e eu, depois de anos estudando, me remetendo a técnicas estapafúrdias e comprovadamente ineficazes. que decepção comigo mesmo. (...) - Enfim, depois de algumas palavras de auto-flagelação que não lhes vou dizer aqui - (...) Com a água quente na cabeça, pensei em algumas iniciativas processuais para aquela gurizada sedenta de compreensão. também não vou dizer o que pensei, quarta-feira próxima escrevo cá o que se sucedeu com o grupo (se, por ventura, sair vivo).



Em conversa virtual com meu amigo Francis, surgiram questões epistemológicas a respeito da Filosofia de Banheiro: "na privada você faz a leitura e apreende o conhecimento, no banho você pensa a respeito e elabora uma teorização (...)".

***____________________***


Pensei desde logo em montar este blog para fazer algumas resenhas de minhas leituras... em especial as leituras de banheiro. Mas vou ampliar também para as leituras pré-sono. aquelas que fazemos tentando instigar um fio de sono, que estes dias malucos, velozes e barulhentos, perigam extinguir.



O Livro que indico aqui, e que está sendo meu companheiro de cabeceira (pelo menos foi essa noite)... AS AFINIDADES, de Reinaldo Montero.


Montero é cubano. Dramaturgo por excelência, romancista, poeta e roteirista. Esteve na Jornada Nacional de Literatura, em Passo Fundo/2007... O cara parece ser um dom juan... e não foram poucos os suspiros femininos, por mim percebidos.
neste romance, Montero fala genialmente sobre o sexo e o amor. São dois casais, quatros pessoas, quatro experiências. Cada qual com seu ponto de vista e sua vista do ponto.

***____________***


Sinto um cheiro de cachorro molhado. olho para meus pés. a cachorrinha Frida esconde-se de seu algoz. tem nos meus pés algum conforto e confiaça. me sinto bem.

...hasta...

5 comentários:

Bibiana Friderichs disse...

Gostei das "leituras pré-sono", entretanto, as minhas, ao invés de instigá-lo, tem surtido efeito contrário. Talvez isso se deva ao texto escolhido: Crítica e verdade, do meu inestimável e revolucionário Roland Barthes.
O fato é que noite dessas encontrei, entre as linhas bem traçadas do autor, menção a uma fonte comungada por nossas áreas de estudo: Jaques Lacan. Lembre que te falei?
Bom, eram duas da manhã e foram só meia dúzia de palavras, meia dúzia! Mas bastaram para me tirar o sono. Seguem:

"o homem psicanalítico não é geometricamente divisível e, segundo Lacan, a sua topologia não é a do interior e do exterior, menos ainda do alto e do baixo, mas antes a de um anverso e um reverso móveis, de que a linguagem não cessa, precisamente, de alternar os papéis e de rodar as superfícies em torno de algo que, para acabar e para começar, não é" (BARTHES, 2006, P.25).

Acho que vou ter de trocar de leituras!!!!!

A propósito, e o: ISTO NÃO É UM VASO SANITÁRIO?

risos, risos, risos.
Beijos, Jardineiro.
Biba.

Kid Chameleon disse...

muito longa tuas postagens
tenho preguiça de ler tudo, mas acabo lendo.
agora q vc começa a recomendar livros fica mais interessante a coisa.
além de ficar tendado a ler a sua recomendação, ainda fiquei tentado a ler a desrecomendação da bibiana
viva aos comentários, oh, espaço democrático.

Anônimo disse...

tentei fazer comentario descentes mas nao deu! deu pau no pc! duas vezes!

o blog tah bao e ponto, digo.

=P

.tiago régis. disse...

.putz.

.bem, n�o tenho costume de leituras nem no banheiro como leituras pr�-sono, mas puta me identifiquei coma teoriza�o na hora do banho. eu mesmo, se tivesse registrado [pena a incompatibilidade de papel e �gua], teria escrito tratados sobre minhas divaga�es sob o chuveiro. pior que elas s�o daquele momento �nico, singular, quando fora do banho s�o outra coisa.

.aqui um apelo: pelos pap�is a prova d'�gua!.

.tiago r�gis.

Dani (ela) disse...

Tô louca pra ler o livro do Montero. Confesso que não percebi essa empolgação feminina em relação a ele, talvez pelo fato de ter achado linda a forma como ele trata a literatura e, mais que isso, a forma como falou de seu pais.
Ótima dica de leitura Pablito.
Besos.